“transparent user experience”
A SARA, apesar de poderosa e visualmente impressionante, quer ser transparente no dia-a-dia. A ideia é que as coisas acontecem, e pronto.
Não temos de estar todos os dias a utilizar o sistema; a SARA realiza de forma automática coisas que seriam realizadas diariamente ou frequentemente pela família, de forma manual.
Sim, podemos usar o telemóvel ou o computador para ligar ou desligar uma luz, uma ventilação, abrir ou fechar um estore ou black-out, ligar e ajustar o aquecimento central por divisão. Podemos ver a energia elétrica que consumimos hoje, ou a que gerámos, e quanto poupámos porque a SARA utilizou o excedente. Também podemos ver a qualidade do ar do nosso quarto, e quanto tempo foi ventilado automaticamente para manter o nível de CO2 dentro dos parâmetros, ou que a casa de banho ventilou sozinha após os banhos até extrair a humidade a níveis aceitáveis. Mas a ideia é que, se durante a semana nos esquecermos dela, a SARA continuará a fazer o que faz tão bem, a controlar as coisas automaticamente conforme nós a configurámos para fazer.
screenshot do solar
E quando temos de controlar alguma coisa remotamente, ou reagir a um alarme que a SARA nos envia (porque foi detetada alguma coisa que não está bem, ou só porque nos esquecemos de carregar o telemóvel) fazemo-lo com estilo, numa aplicação moderna e adaptável a todos os ecrãs, dos telemóveis às TVs lá de casa.
screenshots de divisões
E temos acesso ao histórico dos dados, estados e sensores mais importantes, de forma a podermos sempre melhorar o comportamento do sistema.
screenshot de um histórico